El tiempo pasa...
de volta ao começo
cá estou,
elos do conto
do canto...
Retomando meu trabalho nos projetos da Biblioteca Pública Dr. Demetrio Niederauer, de Caxias do Sul , estou de volta, fortalecendo meus elos com os livros e a leitura.
Cá estou outra vez,com muito orgulho em poder contribuir com uma instituição, que nos seus 61 anos de vida, foi e continua sendo referência para a vida cultural da cidade.
Uma Biblioteca viva que amplia suas funções a cada ano, criando e fortalecendo projetos, como: Tapetinho Mágico- Contação de Histórias, Leitura em Movimento- Baús da Leitura, Livro Livre, Estância da Leitura, Encontro Estadual de Literatura e Leitura, entre outros.
O tempo passou, muitas coisas mudaram, mas nossos elos com a literatura continuam sendo fortalecidos.
Foi na mesma casa que abriga a Biblioteca Pública que aconteceu a sessão de autógrafos do meu primeiro livro,"O amor em três tempos", ilustrado pela artista plástica, Clari Tessari e escrito quando estava na direção da escola Catulo da Paixão Cearense.
Os elos da minha "história" com a poesia abriram caminhos para minhas histórias com outras artes.
Nos divertimos muito e aprendemos deveras com todo processo. Nivaldo, da gráfica Alpha, trabalhou no projeto do livro. O resultado foi surpreendente!
No lançamento, em 1997, um sarau na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima reuniu mais de cem pessoas. Maçãs, trigo, heras, incensos... música e poesia no ar...
Na noite de lançamento, o ator, Jorge Valmini , arrasou com sua performance. Beatriz Saretta, Viviane Pasqual e suas flautas mágicas, encantaram a todos os presentes. Também estava lá, Viviane Costa e seu teclado."Song Bird" no sax de Adão Léo, despertou emoções. Pediram blues.
Em 1999, novos caminhos sendo percorridos. Descobri a prosa, com "O Segredo da Escaramuça", novela juvenil, obra literária vencedora do 33º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul. Como prêmio, a publicação e mais uma porta se abrindo...
Mas foi em 1998 que descobri um ELO importante e que mudou radicalmente minha relação com os livros e a leitura. Foi neste ano que aconteceu meu primeiro encontro com o Proler.
" Da leitura dos sentimentos à leitura da realidade"foi a oficina que marcou uma das minhas mais bonitas e significativas experiências com pessoas e palavras. Música,poesia e histórias para contar... "Do clube da esquina" as imagens do Roberto Caldas; Luz e escuridão, som e silêncio, Poesia e canção e o Amor de Ganso, Regina Rennó. Repeti essa oficina neste ano, durante um curso Da Rede Recria ( Rede de atenção à criança e ao adolescente) que coordenei e participei, juntamente com os escritores: Dhynarte de Borb a e Albuquerque, Elaine Pasquali Cavion e Nivaldo Pereita, além dos artistas: Daniela Pioner e Samuel Sodré.
Depois de vinte anos no Magistério Municipal fui convidada para fazer parte da equipe da Secretaria Municipal da Cultura, mais especificamente, integrar a equipe da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer.
Então, em 2001, auxiliando na coordenação da Feira do Livro de Caxias e na construção de projetos, como o Tapete Mágico, me apaixonei perdidamente pela Literatura Infanto-Juvenil.
O tempo passou... idas e vindas e minha passagem por outros projetos e espaços. E, no movimento da vida, sempre, em primeiro lugar, meus elos de afeto pelas pessoas e a Literatura como ponte para a construção de um mundo mais humano.
Cá estou, de volta ao setor cultural da Biblioteca Pública, olhando para frente, vislumbrando a paisagem de muitas histórias que estão sendo escritas e contadas, com paixão e arte.
Foto: Adriana Paula Sirena- Setor de Comunicação da Biblioteca Pública Municipal
De volta ao começo
resgatando elos
com pessoas
e palavras
contando histórias
de vida
magia.
Elos do conto
do canto
e do encanto...
Para conhecer de perto os projetos da Biblioteca acessar o site:
www.caxias.rs.gov.br /Secretaria Municipal da Cultura/ Biblioteca Pública Municipal
Nenhum comentário:
Postar um comentário