Ao longo dos seus 61 anos de existência ( em outubro completará mais um aniversário), a Biblioteca Pública Municipal de Caxias do Sul esteve à frente de ímportantes eventos literários. E me sinto uma pessoa privilegiada por fazer parte da história da primeira casa de livros aberta ao público caxiense.
A poesia sempre mereceu atenção especial nas programações organizadas pela casa para as Feiras do Livro, cursos e seminários ( até o ano de 2004 a Biblioteca Pública de Caxias era a responsável pela coordenação da Feira do Livro de Caxias, Proler, Tapete Mágico , oficinas e cursos de formação, como: Estratégias e reflexões para ler e contar histórias e "O conto e a crônica: leituras breves e leves") .
Um dos eventos que marcaram a história da poesia na cidade certamente foi o que aconteceu no Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura.
Momentos de emoção para poetas do presente e do passado. Na platéia convidados e familiares. No palco (um ambiente lembrando o antigo Café Central) e o ator , Jorge Valmini, recitando versos dos poetas homenageados.
Naquela noite de outubro, José Clemente Pozenato, Jayme Paviani, Delmino Gritti, Valdir dos Santos, Dhynarte de Borba e Albuquerque, Marco Antonio de Menezes, Eduardo Dal'Alba sentaram à mesa do café no palco do teatro.
Demais poetas homenageados, representados por amigos e familiares:Ítalo Balen, Ari Zatti Oliva, Ari Trentin, Vivita Cartier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário