segunda-feira, 21 de setembro de 2009


Quem disse que adolescente lê pouco?

Julia Vist Coin nasceu e mora em Caxias. Tem 13 anos e estuda no Colégio São José. Cursa inglês no Minsky e faz parte do time de vôlei do Recreio da Juventude.
Gosta de música, ler, viajar, conhecer novos lugares, fazer novos amigos, praticar esportes, sendo vôlei o seu preferido.
Julia é uma super leitora. Lê no mínimo 4 livros por mês, entre os que compra e os que retira na Biblioteca da escola onde estuda.
Julia é mais leitora de todos meus sobrinhos.Somos muito amigas e ultimamente tem vindo com mais frequência na minha casa para discutirmos nossas leituras. Júlia ( a quem chamo de "Flor de Maracujá") é inteligente, tem opinião é super estudiosa e muito linda.
Em uma de nossas conversas, comentamos o livro "O mistério das aranhas verdes", de Anna Lee e Carlos Heitor Cony, uma de suas últimas leituras, livro indicado pela Confraria Reinações.




Confiram as respostas da Júlia para os elos do conto:
OEC:Fale sobre o ler e o escrever. Tu achas, Júlia, que escrever e ler andam juntos,ou seja, tu achas que quem lê escreve bem?
J:Sim, o ler e o escrever têm uma relação muito próxima. Em regra geral, quem lê assimila melhor as palavras e tem um entendimento melhor do contexto. A leitura aguça a imaginação e faz você viver aquele momento.
OEC Qual o tipo de leitura que preferes?J: Livros que envolvam tramas policiais.
OEC: Quais são teus livros preferidos?
J:" O mistério das aranhas verdes" e " Carpe Diem, O crime bate à porta"
OEC:Quantos livros ( em média ) tu lês por mês?
J Uma média de quatro livros.
OEC: Se tu fosses um personagem de livro qual seria?
J:Uma detetive, provavelmente.
OEC: Indique um livro para adolescentes que acessam o blog:
Júlia: " O mistério das aranhas verdes"
OEC: Tu te consideras uma boa leitora?
J Sim, porque consigo vivenciar os fatos que acontecem na história e acabo me envolvendo ao ponto de não sossegar até não acabar o livro.
OEC: Desde quando gostas de ler?
J:Desde que eu era muito pequeninha e que não sabia nem ler, e nem escrever, mas eu tinha contato com as figuras e criava as minhas histórias, baseada nelas.
OEC: Tu achas que o gostar de ler tem a ver com a família e a escola?
J:Sim, porque eu sempre tive incentivo dos meus pais, que me contavam histórias de livros infantis e o meu acesso a todo tipo de leitura sempre foi facilitado, em casa e na escola.

domingo, 20 de setembro de 2009

Oficina de Mediação de Leitura em Alto Feliz


No dia 9 de setembro realizei oficina de Mediação de Leitura para professores do município de Alto Feliz. Convidada pela Secretaria de Educação do município de Alto Feliz e com o apoio da Editora Maneco foram desenvolvidas dinâmicas para a mediação de leitura e discutidos temas relacionados a importância do professor-leitor na formação do aluno-leitor.
O entusiasmo do grupo e o trabalho criativo e competente desenvolvido pelo município de "Alto Feliz" na área da leitura serão temas de uma próxima notícia do Elos do Conto.
Aguardem!

Programação Literária na Biblioteca Pública de Caxias

Poesia na cidade

Ao longo dos seus 61 anos de existência ( em outubro completará mais um aniversário), a Biblioteca Pública Municipal de Caxias do Sul esteve à frente de ímportantes eventos literários. E me sinto uma pessoa privilegiada por fazer parte da história da primeira casa de livros aberta ao público caxiense.
A poesia sempre mereceu atenção especial nas programações organizadas pela casa para as Feiras do Livro, cursos e seminários ( até o ano de 2004 a Biblioteca Pública de Caxias era a responsável pela coordenação da Feira do Livro de Caxias, Proler, Tapete Mágico , oficinas e cursos de formação, como: Estratégias e reflexões para ler e contar histórias e "O conto e a crônica: leituras breves e leves") .
Um dos eventos que marcaram a história da poesia na cidade certamente foi o que aconteceu no Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura.

Momentos de emoção para poetas do presente e do passado. Na platéia convidados e familiares. No palco (um ambiente lembrando o antigo Café Central) e o ator , Jorge Valmini, recitando versos dos poetas homenageados.
Naquela noite de outubro,
José Clemente Pozenato, Jayme Paviani, Delmino Gritti, Valdir dos Santos, Dhynarte de Borba e Albuquerque, Marco Antonio de Menezes, Eduardo Dal'Alba sentaram à mesa do
café no palco do teatro.

Demais poetas homenageados, representados por amigos e familiares:Ítalo Balen, Ari Zatti Oliva, Ari Trentin, Vivita Cartier.

História na cabeça

Desafio:
Em um dos encontros do curso: "A arte de ler e contar histórias" perguntei qual a história que tinham na cabeça e que poderiam contar.
Os participantes protestaram:
"Uma só? Fica difícil... é injusto!"
Como o desafio era a história da hora, alguns participantes se renderam e revelaram os títulos das "Histórias da hora".
Aí estão elas:

Marta- O saci
Jurema-O pequetito
Carla- Os três porquinhos
Bruna- Histórias do cotidiano
Cristina- O fantástico mistério de Feiurinha
Roberta- Chapeuzinho vermelho
Vanessa-Cinderela
Uili- O pintor de lembranças
Diego- O pequeno princípe
Paula- Menina bonita do laço de fita
Carina- João e o pé de feijão
Luciana- Homero

Outro desafio para o grupo:
Todas as histórias são para contar?

sábado, 19 de setembro de 2009


Projeto "Monteiro Lobato" da Biblioteca Pública

Uma das iniciativas mais bonitas e significativas que conheço na área da leitura está sendo realizada pela Secretaria Municipal da Cultura de Caxias, através da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer. Trata-se do Projeto "Monteiro Lobato".
Foi criado em 2008 com objetivos de divulgar as importantes iniciativas que as escolas municipais estão realizando na área da leitura em suas comunidades e também ampliar as redes de discussões nessa área.
Em abri deste ano reuniram-se professores representantes das escolas: Dezenove de Abril, Villa Lobos, Santa Corona, Caminho do saber, Luiz Antunes, Leonor Rosa, Manoel Pereira dos Santos e equipe de projetos da Biblioteca Pública Municipal para trocas de experiências em torno da proposta, além de iniciar a organização do cronograma de atividades da "Mostra Literária" no período de 28 de agosto a 11 de setembro.
Durante a Mostra Literária Monteiro Lobato, no centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, foi proporcionado às escolas participantes do projeto um circuito cultural que compreendeu:
Contação de Histórias
Cinema ( Curta de animação: "Leonel pé de vento")
Visitação a mostra dos trabalhos realizados pelos alunos

No final do circuito os alunos e professores receberam livros do projeto "Livro Vivo" da Editora Paulus.
O projeto atendeu direta e indiretamente aproximadamente 1500 pessoas.

O gosto da vida ( Parte II)

O gosto da vida
tem o sabor
da emoção,
de pessoas,
de amigos reunidos.
Tem o gosto
das lembranças
que foram.
da esperança
que teremos.
O gosto da vida
tem a lembrança
e a saudade
dos encontros.
Tem cheiro de luta,
cheiro de mágoa..

Participantes do curso:
“A arte de ler e contar histórias”, promovido pela Biblioteca Pública Municipal e pela Paulus

Compartilhando leituras

No livro “Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa”, da escritora e contadora de histórias, Cléo Busatto, encontramos um capítulo intitulado: “Contar com o coração” onde podemos dividir com a autora observações muito interessantes e sensíveis, como a de que contar histórias é uma atitude multidimensional,isto é, passa pelo plano material ao espiritual. Observa a autora que ao contarmos histórias atingimos não apenas o plano prático, mas também o nível do pensamento, e, sobretudo, as dimensões do mítico-simbólico e do mistério

Texto coletivo "O gosto da vida" Participantes do Curso:"A arte de ler e contar histórias"

Leiam o texto que o pessoal da oficina escreveu no último dia do curso: “A arte de ler e contar histórias” promovido pela Biblioteca Pública Municipal e pela Paulus Livraria:

O gosto da vida ( Parte I)
O gosto da vida
tem o aroma da infância,
o cheiro de hortelã
que lembra família.
O gosto da vida
tem a cor verde
da esperança.
O gosto da vida
tem cheiro
da comida boa
da mãe.
O gosto da vida
é doce e carinhoso
e tem a afetividade
da casa de minha avó.
O gosto da vida
tem a cor do arrebol
e cheiro da calmaria.
O gosto da vida
tem paz
e cheiro dos filhos.
Tem aroma doce
e lembra brincadeiras
de infância...

O ritual na arte de ler e contar

A alquimia das palavras
faladas, cantadas,
sentidas
tocadas
gravadas
histórias e memórias
nossa identidade...

Compartilhando leituras

"Os contos de fadas têm poder regenerador por conterem na sua estrutura elementos simbólicos,criando uma ponte com o inconsciente, integrando os conteúdos arquetípicos e propiciando à criança conforto e consolo em termos emocionais.” ( O conto na psicopedagogia)

domingo, 13 de setembro de 2009

DIA 15 de setembro,terça-feira, tem encontro da CONFRARIA REINAÇÕES


Encerramento do curso:"A arte de ler e contar histórias"

Dia 31 de agosto, segunda-feira,na Livraria Paulus de Caxias, foi realizado ´quarto encontro do Curso:"A arte de ler e contar histórias", promovido pela Prefeitura de Caxias/Secretaria Municipal da Cultura, através da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer e pela Livraria Paulus.
Na roda, o ritual, as histórias, a poesia e as canções. Magia e encantamento e a vontade de conviver. Pessoas muito bonitas e novos talentos sendo revelados na arte.
Sorte a todos e o desejo de que continuem contando e encantando aqui, ali e acolá!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Taller de Teatro Identidad

Las trenzas de Guidaí, de Elisabeth Motta

Una leyenda indígena para niños y grandes,llena de encanto y magia .
Taller de teatro Identidad
contatos:6820236
Celular:099 642047
Canelones,Uruguay


"As artes de La Motta"
Isso mesmo... La Motta. É assim que seus alunos se referem a Elisabeth Motta.
Elisabeth Motta é professora e atriz no Uruguay. Criou a escola Identidad em 1983 e também trabalha com teatro na educação formal. Seu trabalho é reconhecido na comunidade uruguaia e exemplo para todos que acreditam na importância do ensino da arte na escola, conquistando e fortalecendo espaços para experiências que possam ampliar a competência simbólica.
Histórias & Histórias...
Histórias de pessoas como a da atriz e professora, Elisabeth Motta que com entusiasmo e coragem trata a arte como conhecimento.








Diretora: Elisabeth Motta,Uruguay

domingo, 6 de setembro de 2009

A experiência de ler contar histórias, Helô Bacichette

Somos feitos do que experimentamos e fruto das nossas escolhas. E é isso que nos diferencia uns dos outros. Somos feitos da matéria que brota das nossas relações com o mundo, das nossas experiências, do nosso olhar para nós mesmos e para o outro. Nossa história é diferente da história do outro. E é isso que nos identifica, que nos faz sentirmos únicos.
A experiência de ler e contar histórias é muito preciosa. É através das histórias que nos reconhecemos e tocamos nossa humanidade.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Confraria Reinações: Isso não é um filme americano, de Lourenço Cazarré


"Bruno sai para procurar emprego e acaba encontrando uma enorme confusão.De repente, é acusado como sequestrador, tem uma refém nas mãos e toda a polícia de Brasília está em seu encalço. Não,isso não é um filme americano" ( Suplemento de Leitura,editora Ática)
Em Caxias a Confraria se reúne na Livraria "Do Arco da Velha", na 3ª terça-feira de cada mês e em Porto Alegre, as reuñiões acontecem na Letras&Cia.
No mês de setembro quem coordena a Reinações em Porto alegre será a Confrade Nóia Kern e em Caxias a coordenação fica por conta do confrade Dangelo Müller.

Todos estão convidados para participar do próximo encontro no dia 15,terça-feira!



Confrades indicados ao Jabuti 2009


Boas notícias
Dois escritores gaúchos de Literatura Infanto-Juvenil estão na final do Jabuti 2009.

"Um rinoceronte dobrado", do confrade Hermes Bernardi Jr. e "Meu pai não mora mais aqui", do confrade Caio Riter foram indicados para o prêmio.

Tchê, isso é muito TRI.

Parabéns, parabéns aos guris


Para navegar...

É sempre bom dar uma olhadinha...



http://www.ages.org.br/

( Associação gaúcha de escritores)

http://www.aeilij.org.br/

( Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infanto-juvenil)



http://www.artistasgauchos.com.br/



http://www.camaradolivro.com.br/

(Câmara Rio-grandense do Livro)



http://www.tigrealbino.com.br/

( Revista de poesia infantil)



http://www.iel.rs.gov.br/

( Instituto Estadual do Livro)



http://www.caxias.rs.gov.br/

( Prefeitura de Caxias do Sul/ Cultura/ Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer)



http://www.pnll.gov.br/

( Programa Nacional do Livro e da Leitura)



http://leiturasnamadrugada.blogspot.com

http://elainepc.blogspot.com


http://roedoresdelivros.blogspot.com/

http://confabulandoimagens.blogspot.com/

http://www.lauracastilhos.com.br/

http://www.balcaodearte.com.br/

http://www.danilomarques.com.br/

http://www.glauciadesouza.com.br/

http://www.celsosisto.com/

http://tercaeucontopravoce.blogspot.com/

http://www.marobarbieri.com/

http://www.valescadeassis.com/

http://www.oscarbessi.com/

http://www.luizpaulofaccioli.com/

http://www.cintiamoscovich.com/

http://www.edukbr.com.br/

http://www.ricardoazevedo.com.br/

http://www.caracol.imaginario.com/

http://www.kalunga.com.br/

ww.uilibergamin.cjb.net

http://www.marcelospalding.com/

http://www.danilomarques.com.br/

http://contoscantoseencantos.blogspot.com/

http://www.fundacionmempogiardinelli.org.ar/

http://www.maya.org.ar/

http://www.cuentosaldia.com/ http://www.lashistoriasquepodemoscontar.cl/

http://www.vivendoecontando.com.br/

http://www.angela-lago.com.br/

http://www.leer.org.ar/

http://www.lereumaviagem.com.br/

http://www.contadoresdehistorias.pro.br/

http://www.profes.net/

http://www.fnlij.org.br/

http://www.geocities.com/

http://www.grupobuho.com/

http://www.sembrando-cuentos.com.ar/ http://www.7calderosmagicos.com/

http://www.espantapajaros.com/

http://www.lecturaviva.cl/

http://www.chicosyescritores.org/

http://www.libroadictos.com/

http://www.ficticia.com/

http://www.libroylectura.org/

http://www.ignacio-martinez.com/

http://www.idea-org.net/ http://www.identidad25.blogspot.com/

http://www.dramaturgiauruguaya.gub.uy/ http://www.escueladeteatroacuarela.piczo.com/

http://vitroladosausentes.blogspot.com/

http://www.caioriter.com/

http://www.caioriter.blogspot.com/

Livro

Livro
Kimbalo, Elô Fernandes e Helô Bacichette, Ilustrações: André Neves- Paulus

Livro

Livro
O enigma das Caixas-versão para teatro, Ilustrações: André Neves, Paulinas

Seguidores

Arquivo do blog

Apresentação na Escola Santa Corona

Apresentação na Escola Santa Corona

Oficina na Livraria Paulus/POA

Oficina na Livraria Paulus/POA
Encontros& Encantos

Oficina de Contação de Histórias

Oficina de Contação de Histórias
Professores de Porto Alegre e Região Metropolitana

Roda de Poesia

Roda de Poesia
Tita é bonita?

As "Titas" do Caminho

As "Titas" do Caminho

Escola Caminho do Saber

Escola Caminho do Saber
Carol Lelê com a profe Lili

Escola Caminho do Saber

Escola Caminho do Saber
Alunos dos 3ºs e 4ºs anos

Seguindo viagem...

Seguindo viagem...

T de Ti, T de Ta, no Salão do Livro Infantil

T de Ti, T de Ta, no Salão do Livro Infantil
Texto de Helô Bacichette e Ilustrações de Laura Castilhos

T de Ti, T de Ta na Bamboletras

T de Ti, T de Ta na Bamboletras
Caio Riter, Gláucia de Souza,Helô, Laura Castilhos, Elaine Maritza

Caminho do Livro

Caminho do Livro
com Cíntia Moscovich e Luiz Paulo Facioli

Caminho do Livro-POA

Caminho do Livro-POA
Com Hermes Bernardi Jr

Caminho do Livro, Porto Alegre

Caminho do Livro, Porto Alegre
Com o poeta "Mario Pirata"

3º Fórum Mundial de Especialistas em Dramaturgia Infanto-Juvenil

3º Fórum Mundial de Especialistas em Dramaturgia Infanto-Juvenil
Heloisa e Marô com Estela Socias,presidente da Academia Chilena de Literatura Infantil-Juvenil

3º Fórum Mundial de Especialistas em Dramaturgia Infanto-Juvenil, Santiago

3º Fórum Mundial de Especialistas em Dramaturgia Infanto-Juvenil, Santiago
Palestra na Sala América da Biblioteca Nacional

Noite de Poesia na Sociedade de Escritores Chilenos

Noite de Poesia na Sociedade de Escritores Chilenos
Xóchitl(México), Ignácio Martinez (Uruguai), Helô Bacichette(Brasil), Marô Barbieri ( Brasil) e Gaviota ( Argentina)